William Shakespeare - Sonho de Uma Noite de Verão

William Shakespeare - Sonho de Uma Noite de Verão

Sonho de uma noite de verão  é uma história romântica que acontece numa floresta próxima de Atenas. Trata-se de um texto que fala do amor na sua forma mais onírica e divertida. Com maestria, o bardo inglês mistura personagens da mitologia grega com duendes, nobres e plebeus. Um convite ao prazer e ao riso.

A Midsummer Night’s Dream (Sonho de uma noite de verão, em português) é uma comédia da autoria de William Shakespeare, escrita em meados da década de 1590.

Não se sabe ao certo quando é que a peça foi escrita e apresentada ao público pela primeira vez, mas crê-se que terá sido entre 1594 e 1596. Alguns autores defendem que a peça possa ter sido escrita para o casamento de Sir Thomas Berkeley e Elizabeth Carey, em Fevereiro de 1596.

Não existe uma fonte direta que tenha servido de inspiração para a peça, ainda que se possam encontrar elementos relacionados com a mitologia greco-romana e respectiva literatura clássica. Por exemplo, a história de Píramo e Tisbe é contada por Ovídio, nas suas Metamorfoses, assim como a transformação de Bottom em burro se pode relacionar com O asno de ouro de Apuleio. Pensa-se que Shakespeare tenha escrito o “Sonho de uma noite de verão” sensivelmente ao mesmo tempo que o Romeu e Julieta e, de facto, existem muitos pontos de contacto entre as histórias: Egeu quer casar Hérmia à força com Demétrio, assim como Píramo e Tisbe acabam mortos por questões de amor, ainda que numa perspectiva cômica.

download

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...